SOBRE
A procura sobre o tema de EMPLOYEE Experience
Aumentou consideravelmente nos últimos anos.
Existe muita literatura no exterior, mas no Brasil
há pouco conteúdo de credibilidade sobre o tema.
Desta Forma estamos reunindo alGuns dos
maiores especialistas sobre o assunto para trazer
uma visão abrangente com diferentes desafios,
experiências, soluções e cases de implementação
dessa disciplina nas organizações
Alessandra Morrison
Alessandra tem mais de 20 anos de experiência executiva em diversas indústrias e países. Atuou em empresas de varejo (Grupo Pão de Açúcar e Cia Hering), empresas de serviços financeiros (Credicard e Deutsche Bank) e em bens de Consumo (Johnson & Johnson , Natura e Kimberly Clark), tendo tido experiências locais, regionais e globais, e teve experiência como membro do Conselho da Fundação Hermann Hering for 4 anos.
Desenvolveu uma habilidade multicultural e uma visão global por ter morado e atuado na França, Inglaterra, EUA e Canadá, além do Brasil. Atuou em organizações em diferentes estágios e modelos de negócios, como startups de unidades de negócio, turnaround, transformação organizacional e realinhamento estratégico.
Alessandra é formada em Administração pela FEA-USP, tem MBA pela HEC-Paris e é Coach certificada pelo Integral Coaching Canada e foi eleita em 2014 e 2015 como Profissional de RH do Ano para o setor Têxtil pela Revista Você RH e constou entre 2013 e 2020 na lista dos RHs mais admirados do Brasil pela Revista Gestão RH.
Andréa Millan
Com mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos no mercado local e internacional, Andrea atuou em diversos setores e empresas como Grupo Promon, Shell Brasil, ABN Amro Bank e Banco Santander. Andréa iniciou sua carreira em áreas de Treinamento e Desenvolvimento. Em 2005, já no setor financeiro, iniciou sua atuação como Sr HR Business Partner para diversos negócios e estruturas. Neste tempo, a executiva liderou projetos como a criação de Joint Ventures, M&As, Outsourcings, Programas Internacionais, além de representar as empresas em diversos projetos globais.
Por aproximadamente oito anos, Andrea trabalhou no grupo Zurich Insurance e passou a integrar o time da Aon desde junho de 2020. Natural de Bento Gonçalves, RS, Andrea é graduada em Administração pela UFSC, possui MBA em Economia pela FGV, é mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e coach certificada pelo ICI.
Andréa Simões
Pós-graduada em Gestão de RH, graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, com formação no Programa Seis Sigma em Green Belt e Black Belt, em Programas de Liderança pela Fundação Dom Cabral , Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), formação em Cultura metodologia Richard Barret, formação em Liderando a Inovação no MIT Professional Education, Transformação Digital para negócios – Universidade de Columbia, Gestão das tecnologias Digitais- FGV. Andréa possui ampla experiência na área de Gente e Gestão com passagens por empresas como AB Inbev, Ambev, DASA - Diagnóstico das Américas e Estácio Participações em cargos de liderança.
Sua ampla experiência profissional passa pela implementação de sistemas de Gente e Gestão, gestão de clima organizacional, fortalecimento da cultura no processo de mudança, treinamento de Liderança, gestão de turn over, engajamento, gestão do conhecimento, programas de treinamento e desenvolvimento, gestão de orçamento de pessoal, implantação da jornada de Transformação Digital e Diversidade e Inclusão.
Argentino Oliveira
Argentino Oliveira é Diretor de Gente & Gestão da Suzano S/A., tem mais de 15 anos de experiência na área comercial, marketing, Supply Chain e Recursos Humanos, projetos realizados na Europa, Sudeste Asiático, África e US, passando por empresas como Rhodia, Bayer/Lanxess e GrupoUltra/Oxiteno. Com graduação em Marketing pela Universidade Mackenzie, MBA com extensão na Universidade de Cambridge, Fia e Shangai University.
Além de formação executiva pela Harvard Business School. Fascinado pela jornada do colaborador dentro das organizações e com foco em resultado, números e eficiência operacional, busco otimizar a experiência de cada um deles, trazendo um olhar humanizado para a alta liderança, alinhando o propósito e a cultura da empresa. Utilizo minhas experiências e vivências para impactar a sociedade de uma maneira positiva, trazendo mais diversidade e Inclusão para a indústria.
Bruno Andrade
Bruno é Diretor de Estratégia de EX na Qualtrics para América Latina.
Seus 22 anos de carreira foram construídos trabalhando para empresas globais como líder de áreas no RH e para empresas de consultoria, como Mercer e Aon Hewitt em posições de Líder de Prática de engajamento e experiência de colaborador@s.
É coautor do livro Soft Skills no capítulo de Gestão de Experiências, Professor de MBA da Saint Paul Escola de Negócios e LIT On Learning, Coordenador da Vertical de Liderança e Gestão da EdTech Escola Britânica de Criatividade e Tecnologia e Mentor da startup de Comunicação Interna Dialog CI.
Clayton Pedro
Mais de 25 anos atuando no Brasil e exterior em empresas multinacionais, startups e family business.
Foi CHRO da 99, CHRO internacional da BRF e VP de Gente, Cultura e Performance da Athié Wohnrath, além de ter atuado na Natura, Delphi e GM em posições de negócio.
Atualmente Clayton é sócio da FESA XFour, investidor e board member de HR Techs.
Clayton é Graduado em Engenharia Eletrônica pela USP São Carlos, pós graduado pela FGV em recursos humanos, MBA pela FGV, além de possuir cursos em Stanford e Kellogg Business Schools
Daniella Bonança
É uma pessoa curiosa por natureza e se energiza por meio do aprendizado e conexão com pessoas. Possui uma carreira de mais de 15 anos em grandes multinacionais, atuando em Recursos Humanos, com experiência em áreas como Talent Acquisition, Employer Branding, HR Business partner, Change Management, Workforce Planning, Talent & Succession Management, Diversidade & Inclusão, Cultura e Employee Experience.
Ela busca viver seu propósito de fazer a diferença na vida das pessoas atuando como profissional de RH, trazendo sempre um olhar humano para as organizações, e também desenvolve um trabalho como Coach de marca pessoal para mulheres.
Elisa Cavalcante
Inovar, Conectar e Desenvolver Pessoas está em seu DNA. Sócia fundadora e Diretora da 3D Partners, Elisa fez o Programa Executivo de Estratégia e Inovação pela Harvard Business School Executive Education – USA, Mestrado em Business pela Missouri Baptist University – USA, MBA em Gestão de RH na FGV e graduação em Relações Públicas. Atuou como Executiva de RH em empresas nacionais e multinacionais com vasta experiência nos segmentos de Tecnologia, Seguros, Educação, Manufatura e Consultoria. Professora da FIA LABDATA com foco em EX, forte background em projetos estratégicos tais como: Academia de Liderança, Start-up de RH, Employee Experience, Gestão do Conhecimento, Hackathon, Coaching Executivo, dentre outros. Forte expertise nos temas: Executive Search, Gestão de Mudança, Employer Branding, Gestão Ágil e EX. Líder inspiradora e disruptiva que promove o empoderamento de times como única forma de sobrevivência das organizações. Propósito: Ser a ponte entre pessoas e empresas, impulsionando o sucesso das organizações e das pessoas de forma disruptiva através de uma nova perspectiva de atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
Frederico Lacerda
Frederico é co-fundador e CEO da Pin People, plataforma de gestão de Employee Experience e People Analytics, considerada uma das HR Techs mais promissoras da América Latina e responsável pela gestão de EX das maiores empresas do Brasil. Também é sócio-fundador da 21212 Digital Accelerator, primeira aceleradora de startups digitais da América Latina, tendo investido em mais de 40 startups.
É membro do conselho de startups digitais e professor de cursos livres nos temas de Employee Experience, People Analytics e Construção de Produtos Digitais. Foi consultor de Talent & Organization Performance pela Accenture, com passagem em projetos de Talent Management, Change Management, Transformação Organizacional e M&A no Brasil, no Canadá e na Suíça. Tem Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG PUC-Rio).
Leopoldo Hernandez
Executivo de RH com mais de 15 anos de experiência internacional na indústria de bebidas. Engenheiro de formação, mas RH de coração, é experto em desenho organizacional, conta com ampla experiência em processos de integração e tem participado em mais de dez processos de aquisição em México, Brasil e Filipinas.
Apaixonado pela diversidade, tem desenvolvido diversos projetos para melhorar o balance de gênero nas organizações. Tem experiência em áreas de desenho de RTM e processos. Mexicano mora no Brasil há 10 anos, desenvolvendo boa parte da sua trajetória profissional no país, tem desenvolvido projetos em vários países de América Latina. “Pessoas felizes criam abundância”
Lídia Gordijo
Lídia Gordijo, tem como propósito desenvolvimento diário ajudando a transformar a vida das pessoas na esfera pessoal e profissional. Atuando há 20 anos em times multidisciplinares de Experiência e Relacionamento com clientes em empresas de diferentes segmentos. Além disso, atuou na construção e desenvolvimento do time de Recursos Humanos tendo como premissa o desenvolvimento de líderes exponenciais através do processo da liderança por influência, reestruturação de missão, cultura, valores, plano de carreira e criação do pilar de performance e desempenho o que lhe rendeu em 1 ano o reconhecimento do prêmio Great Place to Work. Para Lídia a experiência do cliente é valor de negócio perpetuado, Equilibrar experiência e business com tecnologia, processos e conexão emocional é a chave de sucesso para qualquer companhia, assim o ganho de escalabilidade somado com inteligência operacional se torna sustentável e fator de novas oportunidades dentro de qualquer empresa em qualquer segmento. Formada em Letras, Análise e Desenvolvimento de Sistemas com MBA em Gestão de Projetos. Scrum Master, Trainer Mastery e Coach Carrier. Mentora SPStars e atuante no projeto FESA CROMA projetos de transformação social e formação profissional.
Marcela Pimenta
Responsável por transformar os processos tradicionais em modelos de geração de engajamento e impacto nos negócios! Apaixonada por educação, buscando sempre novos aprendizados e experiências, me considerando assim uma eterna aprendiz , a 'lifelong learner'.
Sou criativa, curiosa e tenho muito energia e por isso sempre estou envolvida em alguma coisa... Ajudo as organizações a potencializar seu desempenho honrando os relacionamentos em todos os contextos, sempre com o foco em ter uma experiência de trabalho em equipe com toque humano.
Utilizo a abordagem de EX, pois assim colocamos as pessoas no centro e faz com que a companhia invista suas energias promovendo equipes de alta performance, com colaboração e engajamento!
Marcelo Nobrega
Executivo com 30 anos de experiência em empresas dos setores financeiro, de petróleo e gás, bens de consumo, serviço de transporte aéreo e alimentício.
Hoje faz parte dos conselhos da Vee Benefícios Flexíveis, HSPW, Revista HSM Management e INNITI Executive Search. É investidor anjo das HRTechs Kludo, Allya, Pin People, 7Waves e Sami Health.
Em 2018, foi eleito o dirigente de RH Top of Mind, RH mais Influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn. Possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Columbia, em Nova York, e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. É autor de artigos científicos e do livro “Você Está Contratado!”. É professor e palestrante em cursos de graduação e pós-graduação de gestão estratégica e inovação em recursos humanos.
Marcia Baena
Marcia Baena é VP de Gente & Gestão da BK Brasil, onde atua desde 2011. Participou do startup da operação, liderando a implantação da estratégia da área de Gente e Gestão .
Previamente trabalhou no Grupo Pão de Açúcar, Cargill (Seara Alimentos), América Latina Logística e SESC PR, reunindo forte bagagem em todos os subsistemas de gestão de pessoas, cultura e desenho organizacional, employee experience, gestão e governança corporativa e transformação digital.
Marcia acredita que o trabalho é uma das maiores forças de transformação na vida de uma pessoa. É paranaense, graduada em Psicologia pela UFPR , pós graduação em Administração pela PUC/PR e MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. Concluiu também o pós MBA ABPW pela Saint Paul Escola de Negócios . No ano de 2020 foi eleita a Mulher de RH mais admirada do Brasil. ”
Maria Elisa Ramos Varalli
Maria Elisa Juenge Ramos Varalli, a Mel, é mãe, apaixonada por pessoas e profissional da área de Relacionamento com Cliente há mais de sete anos. Trabalhando em algumas das principais empresas de tecnologia do país, compreendeu que não existe excelência em Customer Experience se não falarmos antes de Employee Experience.
Formada em Administração com ênfase em serviços pela PUC-SP, com MBA Gestão Estratégia na FIAP e certificação em Employee Engagement na Disney, sua trajetória profissional com experiência do cliente teve início na B2 agência, em São Paulo. Hoje à frente da gerência de Engajamento da área de Customer Experience da MadeiraMadeira, Mel tem também no currículo a vivência na startup brasileira QuintoAndar e em mais duas empresas unicórnios, o iFood e a 99. Na 99, viu na prática, pela primeira vez, os resultados positivos de unir a experiência dos clientes e dos colaboradores. Foi responsável pela criação da área de Employee Experience da companhia, cujo case Employee Experience como base para Customer Experience conquistou ouro Prêmio Cliente SA e também o primeiro lugar no Prêmio ALOIC LATAM na categoria Melhor Estratégia de Desenvolvimento Humano.
Nara Zarino
Está como Head of People Experience no Zé Delivery. Foi responsável pela área de Desenvolvimento e Performance na Loggi e teve como maior entrega a criação da Evolução, a avaliação de desempenho da empresa. Construiu as áreas de Employer Branding e de Comunicação Institucional do iFood.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, radialista pelo Senac, fez MBA Executivo em Marketing na FGV e Especialização em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas na USP. Cursa agora MBA em Gestão de Pessoas na USP.
Rander Souza
Brasiliense, formado em Tecnologia da Informação, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e especializações nas áreas de Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade.
Foi executivo em multinacionais de tecnologia como Avaya e Huawei, além de ter atuado em grandes empresas nacionais, com destaque para a Oi e Stefanini.
Declaradamente apaixonado pelas estratégias de geração de vantagem competitiva às empresas por meio da tecnologia.
Atualmente na Genesys, auxilia empresas de todos os portes e segmentos a se diferenciarem no mercado através da melhoria da experiência do cliente e do colaborador (CX / EX).
Raquel Zagui
É a Vice-presidente de Pessoas e SHE (Saúde e segurança do trabalho) do Grupo HEINEKEN no Brasil, a segunda maior cervejaria do País.
Raquel passou a fazer parte do time em 2017 com o desafio de liderar a estratégia de People para 13 mil colaboradores. Desde então, foi nomeada por três vezes consecutivas como uma das profissionais mais admiradas do RH no Brasil na pesquisa da publicação “Gestão RH” e em 2021, eleita a “Profissional de RH mais Admirada”.
A executiva é graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, em São Paulo, com especialização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA executivo pela FIA Business School. Certificada pelo Coaching Training Institute (CTI) em Chicago, participou de treinamentos internacionais na Harvard Business School (Boston / Shanghai) e Insead (Singapore). Sua carreira conta com passagens pelas companhias Siemens, Ambev, Whirlpool e Bacardi; nesta última, representou o País nos programas Global Women in Leadership para fomentar a inclusão e diversidade no ambiente do trabalho.
Rodrigo Credidio
Originário de Brasília, cresceu em Recife, morou em Salvador e se estabeleceu em São Paulo. Filho de uma artista plástica e de um engenheiro, mudou-se para São Paulo em 1994 para ser publicitário. Graduou-se como bacharel em Comunicação Social pela ESPM e fez pós-graduação em Administração de Empresas, pela FGV. Fez carreira como executivo de marketing na indústria farmacêutica por 16 anos, com passagens em multinacionais e algumas agências de comunicação.
A paternidade fez com que revisasse sua vida e trajetória profissional, decidindo por abandonar uma carreira segura e promissora de executivo para se tornar empreendedor social na área da diversidade e da inclusão. Fez Empretec pelo Sebrae/SP e dedicou-se a outras disciplinas complementares como Emprego Apoiado, Teatro de Improviso e Neurociências. Fundou a Goodbros em 2014 com o propósito de trazer inclusão a partir da comunicação. É consultor em Empatia e Comunicação Inclusiva e atende médias e grandes organizações que desejam estabelecer pontes entre os vários grupos da diversidade humana. É marido da Fernanda, pai do Benicio e da Stella, e acredita no poder das diferenças como elemento catalizador de empresas mais prósperas, sustentáveis e humanas.
Sandra Farina
Executiva de Marketing em empresas Tech / SaaS , com foco em estratégia de mercado B2B e B2C, operações voltadas a resultados alinhados a Vendas/ Canais e performance da marca. Mais de 20 anos liderando áreas de Estratégia e Portfolio, Inteligência de Mercado, Comunicação Corporativa, Channel Marketing , Growth Marketing em TI .
Engajada em ambientes onde pensamento inovador, respeito a diversidade, e disciplina na entrega multilateral e para o cliente final construam relacionamentos de valor gerando superação de resultados. Na Genesys, líder em CX , desenvolve e executa estratégias que protagonizam uma nova categoria , a Experiência como Serviço , que possibilita ao cliente interagir em um relacionamento onde personalização e atenção ao atendimento contem com o melhor da Inteligência Artificial, automação e processos proativos sem perder o toque humano."
Silvana Pampu
Founder do Instituto Connect que é uma confraria de desenvolvimento de executivo, conexões e de impacto social.
Atua como Transformation Office na Renault, com carreira nas áreas de Business Partner e estratégias de cultura e inovação para Business.
Entusiasta de temas de inovação, cultura e pessoas e seu impacto na transformação de resultados e jornadas incríveis.
Suman Gopalan
Suman Gopalan é o Diretora de RH da Freshworks. Ela direciona estratégia global de pessoas com objetivo principal de envolver, desenvolver e cuidar de todos colaboradores ao redor do mundo.
Suman e sua equipe trabalham temas como: cultura, talentos, desenvolvimento, experiência dos funcionários, benefícios, compensação e diversidade e inclusão.
Anteriormente, Suman liderou o global e equipes regionais de RH da Nielsen Company, Dell Tecnologias e Whirlpool. Possui MBA em Recursos Humanos na XLRI Jamshedpur, é mentora ativa para jovens líderes, e é a co-fundadora da iniciativa ACT Women.
Suzie Clavery
Suzie Clavery é formada em Desenho Industrial, Pós Graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em Felicidade Organizacional pela Happiness Busines School e ISEC Lisboa. É certificada internacionalmente em Employer Branding pela Employer Branding Academy (Universum) e é palestrante nos mais significativos eventos de RH do Brasil e do mundo. Há mais de 10 anos, trabalhando em empresas como Michael Page e IBM, Suzie uniu sua paixão pelo Marketing com a área de Recursos Humanos e foi uma das primeiras profissionais a atuar efetivamente com Employer Branding no Brasil, tornando conhecido ao longo do tempo o seu bordão: “It´s all about PEOPLE. It’s all about EXPERIENCE.” Suzie também é cofundadora do Employer Branding Brasil, o maior ecossistema do tema atualmente no País, cuja missão é tornar o conhecimento sobre Employer Branding simples e acessível. Suzie também é autora do primeiro livro sobre Employer Branding do Brasil “Isso é Employer Branding?! - Um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema.”, publicado pela Editora Leader (2020) e a atualmente é Gerente Sênior de Employer Branding & People Experience do UnitedHealth Group Brasil.
Soraya Bahde
Soraya Bahde é diretora de Gente & Transformação na Alelo, bandeira especializada em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos.
Formada em administração de empresas pelo Mackenzie, com especialização em Marketing, possui cerca de 15 anos de experiência em jornadas de transformação cultural, sendo responsável por impulsionar iniciativas de agilidade organizacional e transformação digital para marcas Alelo, Pede Pronto e Veloe.
Valéria Balasteguim
É Vice-Presidente de Recursos Humanos da Electrolux para a América Latina e responde também por Comunicação Corporativa, Diversidade & Inclusão e Responsabilidade Social.
Tem mais de 26 anos de trajetória na Electrolux.
Entre 2014 e 2019, atuou na sede sueca da companhia, em Estocolmo, onde esteve à frente da área de Talent Management Global.
É formada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialista em Coaching pela Associação Brasileira de Coaching Executivo e especialista em Persuasão pela Columbia University.
Vitor Simão
Vitor Simão é Diretor Regional da Medallia Brasil, empresa que ajuda as organizações a melhorar de forma contínua a experiência de seus clientes (Customer Experience) e de seus colaboradores (Employee Experience).
Simão atua no mercado de tecnologia desde 2005 - antes da Medallia, trabalhou na Salesforce, SAS, Oracle e Microsoft. Vitor Simão estudou Matemática na USP (Universidade de São Paulo) e realizou sua pós-graduação em vendas e negociações na FIA (Fundação Instituto de Administração).
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AUTORES
Ana Julia Novaes
Paulistana, mãe do Martin e Teresa, apaixonada por inovação, internet e pessoas. Trabalha há mais de 10 anos com marketing, comunicação, digital e inovação. É entusiasta de estratégia em meios digitais, futuro do trabalho, trabalho por propósito, tendências de comportamento e cultura.
AnaJu, como é chamada pelos colegas, foi responsável pela criação da área de social media, social listening, IA, branded content e CX. Hoje, é gerente de experiência do colaborador, product owner no squad de experiência para os colaboradores do grupo Natura &Co na América Latina. Além de ser uma das líderes do pilar de equidade de gênero da organização.
Bárbara Vidal
Bárbara Vidal é comunicóloga formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduanda em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, entre tantas andanças pelo universo da Comunicação, encontrou-se profissionalmente em Employee Experience (EX).
Atualmente lidera o time de EX no Pravaler, é palestrante em eventos sobre Employee Experience e atua ativamente na comunidade.
Bia Nóbrega
Superintendente Executiva de Gente, Gestão e Experiência do Cliente.
Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com pós MBA em Conselho pela Saint Paul & European School Of Management and Technology, a executiva conta com mais de 20 anos de experiência em empresas líderes em seu segmento, incluindo a vivência na definição e condução de processos de Recursos Humanos em situações complexas, tais como fusão e aquisição, reestruturação organizacional e mudança de sede de negócios em diferentes países.
Anteriormente, ocupou cargos de alta gestão em empresas como Inmetrics, Pernambucanas e Grupo Itaú. Ela também atua como Mentora de Mulheres e Professora de Pós-Graduação. No Digio, a executiva é responsável por Pessoas – colaboradores e clientes.
Bruna Castro Lacerda
Sou formada em Administração, com especialização em Negócios pela UCLA, design de serviços pela Hivelab e qualidade em serviços pela Disney. Durante minha carreira, me desafiei a aprender com experiências multidisciplinares, trabalhando com produtos, pesquisa e operações, sempre com o olhar focado na experiência do usuário e como entregar produtos e serviços memoráveis para as pessoas. Tenho um histórico profissional repleto de experiências em empresas de tecnologia em diversos segmentos e acredito que a melhor forma de construir negócios relevantes e promissores atualmente, é colocando as pessoas como o centro das decisões. Levando em consideração que a complexidade de construir jornadas incríveis para todas as pessoas se torna cada vez mais desafiadoras quando o ambiente é plural, atualmente, como Diretora de Diversidade e Inclusão e Experiência do colaborador na Zup, tenho me entusiasmado a cumprir esse objetivo.
Afinal, acredito que a melhor forma de construirmos o futuro é com ambientes e opiniões diversas. Sou casada com um homem que admiro muito e temos um cachorrinho chamado Buzz-lightyear. Sou mineira de Belo Horizonte e já morei em todo canto, mas atualmente estou morando no Interior de São Paulo
Agatha Machado
Agatha Machado é psicóloga clínica, facilitadora e consultora Senior de Desenvolvimento Organizacional, tendo concentrado seu estudos e trabalhos nos temas de Capital Humano, DHO e negócios, com olhar especial para gestão de talentos, gestão da performance, liderança e sucessão, expertise em engajamento e Gestão da Cultura, aliados as tendências de HR Tech, Design e Experiência do colaborador. Com 10 anos de atuação para o grupo Aon, foi Head da Consultoria Aon Hewitt nos temas de Desenvolvimento e gestora do estudo “As Melhores na Gestão de Pessoas – Valor Carreira”, Jornal Valor Econômico, além de responsável pela pesquisa global Top Companies for Leaders Aon Hewitt. Foi também Head de RH Brasil em Talent Development na Aon, além de atuar mais de 07 anos na VP de Recursos Humanos do conglomerado bancário Itaú-Unibanco.
Atual sócia fundadora da Consultoria Estratégica 2human e membro do time ToF, é também professora do MBA SEDA Executivo de Customer Experience, nos temas de Cultura e Employee Experience, além de atuar com sua própria clínica particular.
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