AUTORES
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Agatha Machado
Agatha Machado é psicóloga clínica, facilitadora e consultora Senior de Desenvolvimento Organizacional, tendo concentrado seu estudos e trabalhos nos temas de Capital Humano, DHO e negócios, com olhar especial para gestão de talentos, gestão da performance, liderança e sucessão, expertise em engajamento e Gestão da Cultura, aliados as tendências de HR Tech, Design e Experiência do colaborador. Com 10 anos de atuação para o grupo Aon, foi Head da Consultoria Aon Hewitt nos temas de Desenvolvimento e gestora do estudo “As Melhores na Gestão de Pessoas – Valor Carreira”, Jornal Valor Econômico, além de responsável pela pesquisa global Top Companies for Leaders Aon Hewitt. Foi também Head de RH Brasil em Talent Development na Aon, além de atuar mais de 07 anos na VP de Recursos Humanos do conglomerado bancário Itaú-Unibanco.
Atual sócia fundadora da Consultoria Estratégica 2human e membro do time ToF, é também professora do MBA SEDA Executivo de Customer Experience, nos temas de Cultura e Employee Experience, além de atuar com sua própria clínica particular.
Ana Julia Novaes
Paulistana, mãe do Martin e Teresa, apaixonada por inovação, internet e pessoas. Trabalha há mais de 10 anos com marketing, comunicação, digital e inovação. É entusiasta de estratégia em meios digitais, futuro do trabalho, trabalho por propósito, tendências de comportamento e cultura.
AnaJu, como é chamada pelos colegas, foi responsável pela criação da área de social media, social listening, IA, branded content e CX. Hoje, é gerente de experiência do colaborador, product owner no squad de experiência para os colaboradores do grupo Natura &Co na América Latina. Além de ser uma das líderes do pilar de equidade de gênero da organização.
Andréa Millan
Com mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos no mercado local e internacional, Andrea atuou em diversos setores e empresas como Grupo Promon, Shell Brasil, ABN Amro Bank e Banco Santander. Andréa iniciou sua carreira em áreas de Treinamento e Desenvolvimento. Em 2005, já no setor financeiro, iniciou sua atuação como Sr HR Business Partner para diversos negócios e estruturas. Neste tempo, a executiva liderou projetos como a criação de Joint Ventures, M&As, Outsourcings, Programas Internacionais, além de representar as empresas em diversos projetos globais.
Por aproximadamente oito anos, Andrea trabalhou no grupo Zurich Insurance e passou a integrar o time da Aon desde junho de 2020. Natural de Bento Gonçalves, RS, Andrea é graduada em Administração pela UFSC, possui MBA em Economia pela FGV, é mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e coach certificada pelo ICI.
Andréa Simões
Pós-graduada em Gestão de RH, graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, com formação no Programa Seis Sigma em Green Belt e Black Belt, em Programas de Liderança pela Fundação Dom Cabral , Coaching pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), formação em Cultura metodologia Richard Barret, formação em Liderando a Inovação no MIT Professional Education, Transformação Digital para negócios – Universidade de Columbia, Gestão das tecnologias Digitais- FGV. Andréa possui ampla experiência na área de Gente e Gestão com passagens por empresas como AB Inbev, Ambev, DASA - Diagnóstico das Américas e Estácio Participações em cargos de liderança.
Sua ampla experiência profissional passa pela implementação de sistemas de Gente e Gestão, gestão de clima organizacional, fortalecimento da cultura no processo de mudança, treinamento de Liderança, gestão de turn over, engajamento, gestão do conhecimento, programas de treinamento e desenvolvimento, gestão de orçamento de pessoal, implantação da jornada de Transformação Digital e Diversidade e Inclusão.
Argentino Oliveira
Argentino Oliveira é Diretor de Gente & Gestão da Suzano S/A., tem mais de 15 anos de experiência na área comercial, marketing, Supply Chain e Recursos Humanos, projetos realizados na Europa, Sudeste Asiático, África e US, passando por empresas como Rhodia, Bayer/Lanxess e GrupoUltra/Oxiteno. Com graduação em Marketing pela Universidade Mackenzie, MBA com extensão na Universidade de Cambridge, Fia e Shangai University.
Além de formação executiva pela Harvard Business School. Fascinado pela jornada do colaborador dentro das organizações e com foco em resultado, números e eficiência operacional, busco otimizar a experiência de cada um deles, trazendo um olhar humanizado para a alta liderança, alinhando o propósito e a cultura da empresa. Utilizo minhas experiências e vivências para impactar a sociedade de uma maneira positiva, trazendo mais diversidade e Inclusão para a indústria.
Bárbara Vidal
Bárbara Vidal é comunicóloga formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduanda em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, entre tantas andanças pelo universo da Comunicação, encontrou-se profissionalmente em Employee Experience (EX).
Atualmente lidera o time de EX no Pravaler, é palestrante em eventos sobre Employee Experience e atua ativamente na comunidade.
Bruna Castro Lacerda
Sou formada em Administração, com especialização em Negócios pela UCLA, design de serviços pela Hivelab e qualidade em serviços pela Disney. Durante minha carreira, me desafiei a aprender com experiências multidisciplinares, trabalhando com produtos, pesquisa e operações, sempre com o olhar focado na experiência do usuário e como entregar produtos e serviços memoráveis para as pessoas. Tenho um histórico profissional repleto de experiências em empresas de tecnologia em diversos segmentos e acredito que a melhor forma de construir negócios relevantes e promissores atualmente, é colocando as pessoas como o centro das decisões. Levando em consideração que a complexidade de construir jornadas incríveis para todas as pessoas se torna cada vez mais desafiadoras quando o ambiente é plural, atualmente, como Diretora de Diversidade e Inclusão e Experiência do colaborador na Zup, tenho me entusiasmado a cumprir esse objetivo.
Afinal, acredito que a melhor forma de construirmos o futuro é com ambientes e opiniões diversas. Sou casada com um homem que admiro muito e temos um cachorrinho chamado Buzz-lightyear. Sou mineira de Belo Horizonte e já morei em todo canto, mas atualmente estou morando no Interior de São Paulo
Camila Almeida
Camila Almeida, é formada em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG, com MBA pela FGV, tendo toda sua carreira dedicada à área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas, especialmente em liderança, estruturação e reestruturação de processos de RH, e também na valorização da área de Pessoas ligada à estratégia da empresa.
Já passou por diversos segmentos em empresas como GP Investimentos, onde começou como Trainee da empresa, e Coca-Cola Company. Hoje lidera a área de Pessoas da Azul, que engloba todos os subsistemas de RH, incluindo a área de Cultura e Sustentabilidade.
Elisa Cavalcante
Inovar, Conectar e Desenvolver Pessoas está em seu DNA. Sócia fundadora e Diretora da 3D Partners, Elisa fez o Programa Executivo de Estratégia e Inovação pela Harvard Business School Executive Education – USA, Mestrado em Business pela Missouri Baptist University – USA, MBA em Gestão de RH na FGV e graduação em Relações Públicas. Atuou como Executiva de RH em empresas nacionais e multinacionais com vasta experiência nos segmentos de Tecnologia, Seguros, Educação, Manufatura e Consultoria. Professora da FIA LABDATA com foco em EX, forte background em projetos estratégicos tais como: Academia de Liderança, Start-up de RH, Employee Experience, Gestão do Conhecimento, Hackathon, Coaching Executivo, dentre outros. Forte expertise nos temas: Executive Search, Gestão de Mudança, Employer Branding, Gestão Ágil e EX. Líder inspiradora e disruptiva que promove o empoderamento de times como única forma de sobrevivência das organizações. Propósito: Ser a ponte entre pessoas e empresas, impulsionando o sucesso das organizações e das pessoas de forma disruptiva através de uma nova perspectiva de atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
Frederico Lacerda
Frederico é co-fundador e CEO da Pin People, plataforma de gestão de Employee Experience e People Analytics, considerada uma das HR Techs mais promissoras da América Latina e responsável pela gestão de EX das maiores empresas do Brasil. Também é sócio-fundador da 21212 Digital Accelerator, primeira aceleradora de startups digitais da América Latina, tendo investido em mais de 40 startups.
É membro do conselho de startups digitais e professor de cursos livres nos temas de Employee Experience, People Analytics e Construção de Produtos Digitais. Foi consultor de Talent & Organization Performance pela Accenture, com passagem em projetos de Talent Management, Change Management, Transformação Organizacional e M&A no Brasil, no Canadá e na Suíça. Tem Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG PUC-Rio).
Lídia Gordijo
Lídia Gordijo, tem como propósito desenvolvimento diário ajudando a transformar a vida das pessoas na esfera pessoal e profissional. Atuando há 20 anos em times multidisciplinares de Experiência e Relacionamento com clientes em empresas de diferentes segmentos. Além disso, atuou na construção e desenvolvimento do time de Recursos Humanos tendo como premissa o desenvolvimento de líderes exponenciais através do processo da liderança por influência, reestruturação de missão, cultura, valores, plano de carreira e criação do pilar de performance e desempenho o que lhe rendeu em 1 ano o reconhecimento do prêmio Great Place to Work. Para Lídia a experiência do cliente é valor de negócio perpetuado, Equilibrar experiência e business com tecnologia, processos e conexão emocional é a chave de sucesso para qualquer companhia, assim o ganho de escalabilidade somado com inteligência operacional se torna sustentável e fator de novas oportunidades dentro de qualquer empresa em qualquer segmento. Formada em Letras, Análise e Desenvolvimento de Sistemas com MBA em Gestão de Projetos. Scrum Master, Trainer Mastery e Coach Carrier. Mentora SPStars e atuante no projeto FESA CROMA projetos de transformação social e formação profissional.
Marcela Pimenta
Responsável por transformar os processos tradicionais em modelos de geração de engajamento e impacto nos negócios! Apaixonada por educação, buscando sempre novos aprendizados e experiências, me considerando assim uma eterna aprendiz , a 'lifelong learner'.
Sou criativa, curiosa e tenho muito energia e por isso sempre estou envolvida em alguma coisa... Ajudo as organizações a potencializar seu desempenho honrando os relacionamentos em todos os contextos, sempre com o foco em ter uma experiência de trabalho em equipe com toque humano.
Utilizo a abordagem de EX, pois assim colocamos as pessoas no centro e faz com que a companhia invista suas energias promovendo equipes de alta performance, com colaboração e engajamento!
Marcia Baena
Marcia Baena é VP de Gente & Gestão da BK Brasil, onde atua desde 2011. Participou do startup da operação, liderando a implantação da estratégia da área de Gente e Gestão .
Previamente trabalhou no Grupo Pão de Açúcar, Cargill (Seara Alimentos), América Latina Logística e SESC PR, reunindo forte bagagem em todos os subsistemas de gestão de pessoas, cultura e desenho organizacional, employee experience, gestão e governança corporativa e transformação digital.
Marcia acredita que o trabalho é uma das maiores forças de transformação na vida de uma pessoa. É paranaense, graduada em Psicologia pela UFPR , pós graduação em Administração pela PUC/PR e MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. Concluiu também o pós MBA ABPW pela Saint Paul Escola de Negócios . No ano de 2020 foi eleita a Mulher de RH mais admirada do Brasil. ”
Maria Elisa Ramos Varalli
Maria Elisa Juenge Ramos Varalli, a Mel, é mãe, apaixonada por pessoas e profissional da área de Relacionamento com Cliente há mais de sete anos. Trabalhando em algumas das principais empresas de tecnologia do país, compreendeu que não existe excelência em Customer Experience se não falarmos antes de Employee Experience.
Formada em Administração com ênfase em serviços pela PUC-SP, com MBA Gestão Estratégia na FIAP e certificação em Employee Engagement na Disney, sua trajetória profissional com experiência do cliente teve início na B2 agência, em São Paulo. Hoje à frente da gerência de Engajamento da área de Customer Experience da MadeiraMadeira, Mel tem também no currículo a vivência na startup brasileira QuintoAndar e em mais duas empresas unicórnios, o iFood e a 99. Na 99, viu na prática, pela primeira vez, os resultados positivos de unir a experiência dos clientes e dos colaboradores. Foi responsável pela criação da área de Employee Experience da companhia, cujo case Employee Experience como base para Customer Experience conquistou ouro Prêmio Cliente SA e também o primeiro lugar no Prêmio ALOIC LATAM na categoria Melhor Estratégia de Desenvolvimento Humano.
Nara Zarino
Está como Head of People Experience no Zé Delivery. Foi responsável pela área de Desenvolvimento e Performance na Loggi e teve como maior entrega a criação da Evolução, a avaliação de desempenho da empresa. Construiu as áreas de Employer Branding e de Comunicação Institucional do iFood.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, radialista pelo Senac, fez MBA Executivo em Marketing na FGV e Especialização em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas na USP. Cursa agora MBA em Gestão de Pessoas na USP.
Silvana Pampu
Founder do Instituto Connect que é uma confraria de desenvolvimento de executivo, conexões e de impacto social.
Atua como Transformation Office na Renault, com carreira nas áreas de Business Partner e estratégias de cultura e inovação para Business.
Entusiasta de temas de inovação, cultura e pessoas e seu impacto na transformação de resultados e jornadas incríveis.
Soraya Bahde
Soraya Bahde é diretora de Gente & Transformação na Alelo, bandeira especializada em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos.
Formada em administração de empresas pelo Mackenzie, com especialização em Marketing, possui cerca de 15 anos de experiência em jornadas de transformação cultural, sendo responsável por impulsionar iniciativas de agilidade organizacional e transformação digital para marcas Alelo, Pede Pronto e Veloe.
Suzie Clavery
Suzie Clavery é formada em Desenho Industrial, Pós Graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em Felicidade Organizacional pela Happiness Busines School e ISEC Lisboa. É certificada internacionalmente em Employer Branding pela Employer Branding Academy (Universum) e é palestrante nos mais significativos eventos de RH do Brasil e do mundo. Há mais de 10 anos, trabalhando em empresas como Michael Page e IBM, Suzie uniu sua paixão pelo Marketing com a área de Recursos Humanos e foi uma das primeiras profissionais a atuar efetivamente com Employer Branding no Brasil, tornando conhecido ao longo do tempo o seu bordão: “It´s all about PEOPLE. It’s all about EXPERIENCE.” Suzie também é cofundadora do Employer Branding Brasil, o maior ecossistema do tema atualmente no País, cuja missão é tornar o conhecimento sobre Employer Branding simples e acessível. Suzie também é autora do primeiro livro sobre Employer Branding do Brasil “Isso é Employer Branding?! - Um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema.”, publicado pela Editora Leader (2020) e a atualmente é Gerente Sênior de Employer Branding & People Experience do UnitedHealth Group Brasil.
Thalia Ferretti
Thalia atua há 12 anos como parceira estratégica de líderes de negócio e tecnologia no Brasil. Contando com um time global de experts em diversas indústrias, ela ajuda seus clientes a acelerarem o crescimento de suas organizações através da mudança de mindset e implementação de melhores práticas de CX e EX.
Há 12 anos atua como Country Manager da Forrester no Brasil, atualmente é responsável por toda a operação brasileira. Junto com sua equipe, a Thalia assegura que seus clientes entendam as rápidas mudanças de mercado e dos consumidores e dessa forma atuem estrategicamente para garantir o sucesso de seus negócios e a aceleração de suas carreiras